Pedro Pires
Viola de Arco
Iniciou os seus estudos musicais em 2010 na Academia de Música Esproarte, em Violino.
No ano seguinte ingressou na Escola Profissional de Arte de Mirandela, agora em Viola d’Arco, na classe da professora Danuta Grossmanová. Em 2018 prosseguiu os seus estudos superiores na Licenciatura em Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra.
Em 2022 obteve o grau de Mestre em Ensino de Música pela Universidade Católica Portuguesa, estagiando na ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave. Em 2023 concluiu o Estágio/Pós-Graduação em Performance Orquestral Avançada, onde teve a oportunidade de trabalhar durante uma temporada com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Trabalhou com os professores Danuta Grossmanová, Fábio Vidago, Paul Wakabayashi, António Pereira, Miguel da Silva, Ana-Bela Chaves, Isabel Charisius, Adrian Brendel, Kyril Zlotnikov e Paul Daniel.
No seu percurso profissional colaborou com a Orquestra do Norte, a Orquestra do Distrito de Braga, a Orquestra Municipal de Sintra e como membro fundador do Quarteto Ibéria.
Lecionou no projeto Orquestra Geração e atualmente leciona no Conservatório de Música de Sintra e no Projeto Orquestras Escolares de Sintra.