Coro Leal da Câmara
O Coro Leal da Câmara (CLC) foi fundado em 1993 na Escola de Música Leal da Câmara - atual Conservatório de Música de Sintra - pelo maestro Humberto Castanheira. Em 2018 assinalou 25 anos de trabalho e dedicação à música coral. O seu repertório inclui música coral de vários estilos e épocas desde o renascimento ao século XX.
Com um trabalho regular e uma formação de jovens estudantes e antigos alunos do Conservatório de Música de Sintra, o CLC tem sido convidado a participar em diversos eventos e festivais nacionais e internacionais.
Década de 1990
A convite do Coral S. Juan de Dios, de Madrid, em 1997, o CLC deslocou-se a Espanha tendo-se apresentado na Casa de Soria em Madrid; e na Catedral de Ciempozuelos.
Em Abril de 1998 foi convidado a participar no Encontro Coral Juvenil Portugal/Espanha, realizando concertos no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém; na Escola Profissional de Música de Évora e, no Teatro Municipal de Almada.
Década de 2000
No ano de 2000, o CLC apresentou-se com o Coro de Câmara e com a Orquestra da Escola de Música da Academia de Amadores de Música em Lisboa para vários concertos conjuntos. O Coro Leal da Câmara integrou ainda o Coro Sintra Cantat, que realizou uma série de quatro concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com especial relevo para o concerto de comemorativo do Dia Mundial da Música (1 de Outubro), no Palácio Nacional de Queluz.
Em 2002 participou no 2.º Festival Coral Internacional de Natal e Advento, realizado em Budapeste, Hungria.
Já em 2003 o Coro Leal da Câmara realizou três concertos na área da grande Lisboa em conjunto com o Coro e Orquestra da Academia de Amadores de Música, nos quais foram interpretadas obras de vários polifonistas portugueses, e a Missa Brevis KV65 de W. A. Mozart.
No ano letivo 2003/2004, o Coro Leal da Câmara comemorou o seu 10º aniversário. De entre as várias iniciativas integradas nas comemorações merece especial destaque a gravação de um CD com repertório alusivo ao Natal.
Em 2005 destaca-se a participação no 3.º Festival Coral Internacional Venezia in Musica, que decorreu em Veneza de 21 a 23 de Maio.
Reeditando a parceria com a Orquestra da Academia de Amadores de Música, o Coro Leal da Câmara realizou em 2006 vários concertos interpretando obras de Vivaldi e Mozart para Coro e Orquestra. Ainda em 2006 merece especial relevo o concerto realizado em conjunto com a Orquestra de Câmara de Sintra integrado nas comemorações da elevação de Sintra a património mundial, e dedicado a W. A. Mozart.
Em 2007, o Coro Leal da Câmara participou no 2.º Festival Coral Internacional Grieg, que decorreu em Bergen (Noruega) entre 6 e 9 de Setembro.
Em 2008 e 2009 participou respetivamente no 1.º e 2.º Festival Internacional de Coros de Sintra, tendo realizado diversos Concertos no âmbito do Festival designadamente no Centro Cultural Olga Cadaval, na Igreja de S. Martinho, Palácio Nacional de Queluz, e Auditório Beatriz Costa (Mafra).
Década de 2010-2020
Em 2013, o CLC e a Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sintra interpretaram a Missa em Sol M D.167, de F. Schubert, em dois concertos que tiveram lugar na Igreja de São Martinho e no Palácio Nacional de Queluz. No mesmo ano, destaca-se a participação em dois eventos de angariação de fundos promovidos pelo Conservatório de Música de Sintra: um espectáculo com a fadista Mafalda Arnauth e a interpretação da obra Carmina Burana, juntamente com a Banda de Música da Força Aérea, Coro Sinfónico Lisboa Cantat e Coro da Universidade Técnica de Lisboa.
Em Julho de 2014, o Coro Leal da Câmara foi o grande vencedor da 3ª edição da Competição Coral Internacional de Freamunde, que contou com a participação de 13 grupos oriundos da Polónia, Lituânia, Venezuela e Portugal. O CLC obteve o 3.º lugar na competição folk, 2.º lugar na música sacra, tendo acabado por vencer na final o prémio Coro dos Coros. Também o maestro Humberto Castanheira conquistou o galardão de Maestro dos Maestros.
No ano de 2015, a juntamente com a Banda da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora, o CLC interpretou a Missa Brevis, de Jacob de Haan, tendo realizado dois concertos, um deles integrado no 50º Festival de Sintra. Ainda nesse ano, participou no concerto comemorativo dos 40 anos do Conservatório de Música de Sintra, com um programa dedicado a temas da Disney.
Em 2016, o CLC voltou a interpretar a Missa Brevis, a convite da Banda da Sociedade Filarmónica de Nossa Senhora da Fé de Monte Abraão e integrou novamente a programação do 51.º Festival de Sintra, juntamente com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Sintra.
Com um grupo de solistas da Orquestra de Câmara do Conservatório apresentou, em 2018, a obra Gloria, de Vivaldi, no Palácio Nacional da Ajuda. Ainda nesse ano regressou à participação em eventos internacionais, deslocando-se a França para o 13ª edição do Festival Internacional de Coros de Nice.
Na última década, e para além da participação nos espetáculos escolares do Conservatório de Sintra no Centro Cultural Olga Cadaval, o Coro Leal da Câmara apresenta-se regularmente nos mais variados espaços, com destaque para o Mosteiro dos Jerónimos, Basílica de Mafra, Palácio Nacional da Ajuda, Igreja de São Martinho, Igreja do Santíssimo Redentor, Centro Cultural de Cascais, entre outros. Tem igualmente partilhado o palco com outros grupos corais como o Coro de Queluz, Coro de Câmara de Cascais, Coral Encontro, Coral Alegro, Ensemble Vocal Desafinados, Coral de São Domingos (Montemor-o-Novo) ou Orfeão de Estremoz Tomás Alcaide, bem como coros estrangeiros como o Coro Tarrakarrain (Noruega) e o The Community Chorus of Detroit (EUA).
Em Abril de 2020, o Coro Leal da Câmara tinha prevista uma deslocação a Inglaterra para a realização de um intercâmbio com o Worle Chorale e outros coros. Dada a impossibilidade da deslocação, face à pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, os coros passaram a encontrar-se numa plataforma digital semanalmente e prepararam à distância a gravação de um vídeo do tema Like a Rainbow Shining, de Will Todd, escrito para esta ocasião.
Década de 2020
Nos últimos anos, após o conturbado período da pandemia, o Coro Leal da Câmara regressou à sua atividade regular, participando sobretudo em concertos integrados na atividade do Conservatório de Música de Sintra.
Assinalando 30 anos de trabalho ininterrupto, o C.L.C tem vindo a realizar alguns projetos ao longo deste ano2024, com destaque para a participação na leitura encenada do livro “Romance do 25 de abril”, em parceria com o teatromosca, em abril, ou, mais recentemente a interpretação da obra “Requiem”, de Gabriel Fauré, com a Orquestra Municipal de Sintra e outros coros dos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras, por ocasião do Dia Mundial da Música 2024.
|
|
|
|