|
No domingo, 14 de junho, às 15h30, regressamos à Igreja do Santíssimo Redentor, na Damaia, para um concerto coral com a participação das turmas de "Coro e Movimento", dirigidas pela professora Olívia Lucas, e do Coro Leal da Câmara, dirigido pelo seu maestro Humberto Castanheira.
Dos mais pequenos aos mais crescidos, um concerto com um programa variado, numa tarde de quase Verão!
0 Comentários
No próximo sábado, 13 de junho, o ano letivo do Curso Básico de Música termina em festa, ou melhor, em festas!
De manhã, o 𝐄𝐧𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞 𝐞 𝐚 𝐎𝐫𝐪𝐮𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐆𝐮𝐢𝐭𝐚𝐫𝐫𝐚𝐬 apresentam-se no auditório do Conservatório, pelas 12h00. À tarde, pelas 16h30, a música sai à rua num concerto das três 𝐨𝐫𝐪𝐮𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐫𝐝𝐚𝐬 - 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨𝐬, 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐢𝐥 𝐞 𝐝𝐞 𝐂𝐚̂𝐦𝐚𝐫𝐚 - no recinto coberto junto ao edifício. Estas apresentações conjuntas permitem a partilha de experiências e convívio entre os alunos, num espírito de amizade e amor pela Música. Entrada livre! No dia 31 de maio, domingo, o Conservatório de Música de Sintra organiza dois concertos de alunos, no Auditório Jorge Sampaio do Centro Cultural Olga Cadaval.
A partir do conceito de "Pontes", que atravessa o nosso Plano Anual de Atividades deste ano letivo, promove-se a colaboração entre os diferentes grupos, em atuações conjuntas, mas também o encontro e partilha entre alunos - escola - família, convidando os pais a também subirem ao palco. Às 𝟭𝟭𝗵𝟰𝟱, o concerto "Em Conexão" propõe uma viagem musical que celebra a diversidade e a união: O 𝗝𝗮𝘇𝘇 𝗘𝗻𝘀𝗲𝗺𝗯𝗹𝗲 traz o swing e a sofisticação de duas peças emblemáticas do cancioneiro jazzístico: "All The Things You Are" e "Mack The Knife". De seguida, a 𝗢𝗿𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 interpreta a "Serenata", de M. Maclean "Irish Legend", de R.Kerr, que terá como solista a aluna Raquel Martins (Curso Profissional de Instrumentista). A 𝗢𝗿𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗼𝗽𝗿𝗼𝘀 𝗲 𝗣𝗲𝗿𝗰𝘂𝘀𝘀𝗮̃𝗼 eleva a energia com a sensibilidade de "Amazing Grace" (arr. Yagisawa) e o dramatismo épico de "Fate of the Gods", abrindo caminho para a mensagem de esperança e vitalidade das 𝘁𝘂𝗿𝗺𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗼𝗿𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗖𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗕𝗮́𝘀𝗶𝗰𝗼 𝗲 𝗦𝗲𝗰𝘂𝗻𝗱𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝘂́𝘀𝗶𝗰𝗮. No final, 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗮𝗴𝗿𝘂𝗽𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 — incluindo a 𝗢𝗿𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗼𝗽𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗔𝗱𝘂𝗹𝘁𝗼𝘀 — unem-se num momento final que conta ainda com a participação especial de pais de alunos, transformando o palco num símbolo máximo de partilha, arte e comunidade. Bilhetes: www.ticketline.pt/evento/concerto-em-conexao-104593 Às 𝟭𝟳𝗵𝟬𝟬, o programa do concerto celebra o ritmo e a multiculturalidade, unindo diferentes gerações e linguagens artísticas.. O concerto arranca com a energia das 𝗧𝘂𝗿𝗺𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗜𝗺𝗽𝗿𝗼𝘃𝗶𝘀𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗔, 𝗕 𝗲 𝗼 𝟴º 𝗮𝗻𝗼 𝗱𝗼 𝗔𝗴𝗿𝘂𝗽𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗔𝗹𝗳𝗿𝗲𝗱𝗼 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮, dando de seguida lugar à expressividade vocal do 𝗖𝗼𝗿𝗼 𝗟𝗲𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮. A envolvência coral expande-se com a entrada do 𝗖𝗼𝗿𝗼 𝗦𝗵𝗮𝗻𝘁𝗮𝗿𝗮, trazendo a força rock de "We will rock you" (Queen) e a delicadeza folk de "Bring Me Little Water, Sylvie", num abraço coletivo que cresce ainda mais com a participação de alguns pais em duas peças de tradição africana. O ecletismo prossegue com a 𝗢𝗿𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹, que viaja por temas clássicos evocando Brahms e Vivaldi, abrindo caminho para as 𝗧𝘂𝗿𝗺𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗜𝗻𝗶𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗠𝘂𝘀𝗶𝗰𝗮𝗹 𝗲 𝟭º 𝗖𝗘𝗕, bem como as turmas de Coro e Movimento e Criar e Improvisar. No momento final sobem ao palco todos os músicos, coros e pais. Bilhetes: https://www.ticketline.pt/evento/concerto-em-crescendo-104595 Os bilhetes encontram-se à venda exclusivamente na rede Ticketline. Evento de angariação de fundos. No sábado 23 de maio, o Conservatório de Música de Sintra promove dois recitais de alunos, no belíssimo Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.
Pelas 15h00, o público terá a oportunidade de assistir a um recital de alunos de Piano. De seguida, às 17h00, o recital Jovens Solistas reúne alunos de diferentes instrumentos em apresentações a solo, bem como dois grupos de Música de Câmara. Com estes recitais fora do espaço escolar, pretende-se motivar e valorizar os alunos que demonstraram mais empenho e dedicação durante o ano letivo, proporcionando-lhes a oportunidade de se apresentarem para um público diferente, num espaço de referência cultural. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala. Os dois eventos contam com o apoio institucional da Fundação Marquês de Pombal. No dia 18 de abril, o Conservatório de Música de Sintra promove uma jornada intensiva dedicada à música, ao teatro e à comunidade. Com atividades repartidas por dois espaços, convidamos alunos, famílias e curiosos a participarem num programa diversificado.
NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SINTRA OFICINA DE TEATRO (10h-12h): para crianças dos 6 aos 12 anos, com o ator Miguel Moisés. Inscrições nesta página MASTERCLASS DE PIANO com a Prof.ª Ana Telles (14h-18h) - apenas vagas disponíveis ouvintes. Inscrições nesta página MASTERCLASS DE IMPROVISAÇÃO com o prof. Miguel Menezes (14h-17h30) - dirigida a alunos de cordas de arco. Inscrições nesta página NA ESCOLA PROFISSIONAL DE RECUPERAÇÃO DO PATRIMÓNIO DE SINTRA (EDIFÍCIO MELKA) Participamos no Dia Aberto da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra com uma programação aberta ao público: AULAS ABERTAS DE MÚSICA DE CÂMARA (das 10h30 às 12h30) CONCERTO PARA FAMÍLIAS "ABC DOS CLÁSSICOS" (11h00): Um momento pedagógico e divertido pensado especialmente para famílias com crianças a partir dos 4 anos. Reserva de bilhetes nesta página APRESENTAÇÃO DO ENSEMBLE DE GUITARRAS E ALUNOS DE GUITARRA (15h00) Entrada livre CONCERTO "CANTAR A LIBERDADE" (16h00) Entrada livre. Assinalando simultaneamente o Dia Mundial da Voz e os ideais de Abril, o Conservatório de Música de Sintra promove o concerto “Cantar a Liberdade”, que terá lugar no dia 18 de abril, sábado, no Edifício Melka (Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra), às 16h00, com entrada livre.
Neste concerto, os alunos da classe de Canto e da turma de Voz do Curso de Teatro, juntam-se ao Coro 6 e o Coro Leal da Câmara para um encontro entre a música popular portuguesa, a poesia e a resistência . De temas tradicionais como a Canção da Vindima e Milho da Nossa Terra, a obras de autores como Zeca Afonso e José Mário Branco, o programa propõe ainda outras canções que marcaram as décadas de 60 e 70 do século XX. No próximo sábado 21 de março, promovemos dois concertos com entrada livre no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. Uma boa oportunidade para (re)visitar este espaço municipal, que guarda tanta história e memória do nosso concelho.
Às 15h00, os alunos finalistas Rodrigo Pinto (8º grau), Simão Silva e Sofia Ramos (5º grau) apresentam um Recital de Guitarra Clássica, que atravessa diferentes períodos do repertório para este instrumento, evidenciando a versatilidade e o potencial expressivo dos jovens intérpretes. Às 18h00, o Coro Leal da Câmara e o Coro de Câmara de Cascais juntam-se no concerto "Cantar o Mundo". Num diálogo entre estilos, épocas e geografias, os dois coros propõem uma celebração da Música e da sua capacidade de aproximar diferenças, abrir caminhos e construir pontes. Pontes de liberdade, de tolerância e de humanismo — valores que, tal como a música coral, só ganham verdadeiro sentido quando são partilhados. O programa do concerto percorre séculos de história musical e atravessa diferentes latitudes. Das polifonias do Renascimento — com compositores como Arcadelt, Donato, Lassus ou Passereau - até às paisagens sonoras do romantismo alemão de Brahms e Mendelssohn, encontramos um património que nasceu em contextos distintos, mas que continua a falar de emoções universais: a natureza, o amor, o humor, o mistério da noite. A tradição popular e as canções de embalar da Península Ibérica lembram-nos, por sua vez, que a música também nasce da intimidade do quotidiano e da transmissão entre gerações. E, já no século XX, as vozes da intervenção e da consciência social — de Joni Mitchell a Paul Simon, de José Afonso a Chico Buarque — evocam valores que permanecem essenciais: liberdade, dignidade humana, responsabilidade coletiva. Canções como Venham mais cinco ou Os Vampiros recordam o poder da música como espaço de resistência e união, num tempo em que cantar também era afirmar a esperança de um país mais livre. Esta viagem musical abarca ainda riqueza rítmica e cultural da América Latina, onde a música popular — do Brasil ao México, da Venezuela à Argentina — se revela como expressão viva de identidade, celebração e encontro. Até 31 de março de 2026, encontram-se abertas as candidaturas para a 1ª fase de admissão aos Cursos Oficiais de Música no Conservatório de Música de Sintra, nomeadamente aos cursos financiados:
As crianças e jovens interessados podem ainda candidatar-se aos cursos não financiados: Curso Básico de Música e Curso Secundário de Música. No sábado, 07 de fevereiro, às 12h00, recebemos o trombonista Afonso Valente para orientar o workshop "Aprendizagem da Linguagem do Jazz para Iniciantes", exclusivamente dirigido aos alunos da classe de Trombone do Conservatório de Música de Sintra.
Neste workshop de Jazz, os alunos terão a oportunidade de experimentar novas abordagens ao instrumento, explorar o ritmo e a escala de Blues, desenvolver a escuta ativa através da interação com os colegas e, por fim, experimentar a improvisação de forma criativa e divertida. O workshop tem uma duração de 50 minutos, é aberto a todos os alunos de trombone e tem entrada gratuita. Afonso Valente Começou a aprender música na escola da Banda da União Mucifalense. Frequentou o Curso Básico e Secundário de Música no Conservatório de Música de Sintra (2020). Concluiu a Licenciatura em Trombone Clássico na Universidade de Évora (2025) e encontra-se a frequentar a Licenciatura em Trombone Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Integra a Banda da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora. Participou em vários estágios, masterclasses e grupos de música de câmara com os professores: Paulo Cordeiro, Vitor Faria, Nuno Ribeiro, Andreia Santos, André Conde, Marco Rascão, João Martinho, Peter Steiner, Marshall Gilkes, Isobel Daws, Gyorgy Gyivicsan, Hugo Assunção, João Martinho, Angelos Kritikos, Claus Nymark, Lars Arens. No sábado 31 de janeiro, às 11h15, promovemos um recital de Jovens Solistas, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril.
O recital conta com a apresentação de 11 alunos a solo de vários instrumentos (piano, trombone, trompete, violoncelo e guitarra clássica), e também com dois grupos de Música de Câmara, compostos por alunos do Curso Profissional de Instrumentista e do Curso Secundário de Música. Com estes recitais fora do espaço escolar, pretende-se motivar e valorizar os alunos que demonstram empenho e dedicação, proporcionando-lhes a oportunidade de se apresentarem para um público diferente e em espaços de referência cultural. O acesso ao recital requer a aquisição de bilhete de entrada no Museu, |
Histórico
Junho 2026
Categorias
Tudo
|
Feed RSS