No fim de semana de 20 e 21 de abril de 2024 convidamos a professora Luísa Tender (Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco - ESART) para orientar uma Masterclass de Piano, dirigida a alunos de níveis básico, secundário e superior, quer do Conservatório de Música de Sintra, quer de outros conservatórios e academias. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver as suas competências técnicas e artísticas numa aula individual aberta a todos os participantes, na qual poderão apresentar uma ou mais obras que pretendam aperfeiçoar, permitindo a realização de um trabalho personalizado, mas também uma aprendizagem conjunta com a experiência uns dos outros. As vagas são limitadas a 15 participantes. Horário da masterclass 20 de abril - Sábado das 14h00 às 18h30 21 de abril - Domingo das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h30 Inscrições até 01 de abril
As inscrições estão abertas até 01 de abril e decorrem nesta página através do preenchimento do formulário de inscrição e pagamento para o IBAN: PT50 0035 0692 0000 0468 630 56 (Caixa Geral de Depósitos), com envio do comprovativo em anexo ao formulário ou para o email: [email protected]. Luísa TenderNasceu no Porto em 1977.
Nesta cidade estudou piano com Teresa Monteiro, Anne-Marie Mennet, Pedro Burmester e Helena Sá e Costa. Entre 1997 e 2000, foi aluna de Vitalij Margulis em Los Angeles; e posteriormente de Irina Zariskaya, no Royal College of Music em Londres, onde obteve o grau de Master of Music. Foi também aluna de Marian Rybicki e recebeu o Diplôme Supérieur d’Exécution em piano na École Normale de Musique de Paris. É doutorada em Ciências Musicais, na especialidade de Ensino e Psicologia da Música, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH, 2021). O seu primeiro cd (Bach and Forward, edição de autor, Londres 2009), que inclui obras de J. S. Bach, F. Schubert e C. Debussy, foi Escolha do Mês na revista britânica Classical Music. O seu segundo trabalho discográfico, Página Esquecida, um cd duplo com obras portuguesas para violoncelo e piano com Bruno Borralhinho (Dreyer & Gaido, Berlim, 2009), foi elogiado em publicações da área da Música (Fanfare, Strings Magazine, Das Orchester, entre outras). Gravou a integral das sonatas para piano de J. D. Bomtempo (Naxos Grand Piano, 2019), que teve grande destaque na imprensa especializada (Ritmo, Music Web International, Stretto, Musikalifeiten). A Revista espanhola Ritmo dedicou-lhe um longo artigo intitulado «Tiempo para Bomtempo – Luísa Tender». Luísa publicou ainda, em coautoria com Manuel Pedro Ferreira, o livro O pescador de sons (Lisboa, CESEM, 2019), cuja tradução para língua alemã (Der Klangfischer) foi recentemente publicada. A propósito de um dos seus concertos, o London Independent descreveu-a como «a natural Beethovenian». Foi durante dois anos lectivos assistente convidada na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE). Reside em Lisboa e é professora titular de Piano na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), onde foi coordenadora do Mestrado em Ensino de Música, e de cujo Conselho Técnico-Científico é membro efectivo. É presidente da assembleia-geral da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association); e investigadora integrada no CESEM (NOVA), na área da Educação e Desenvolvimento Humano. Foi, durante os anos da sua formação, bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Royal College of Music.
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
Histórico
Novembro 2024
Categorias
Tudo
|