Nem sempre distanciamento social quer dizer isolamento social. E a verdade é que nestes dias temos descoberto novas facetas de pessoas com quem estávamos todos os dias. Que a nossa professora Régine Campagnac é uma pessoa de grande sensibilidade e poesia, já sabíamos. Mas foi surpreendente saber que é também uma curiosa do desenho e que está até a fazer um curso de Diário Gráfico. Aqui deixamos uma experiência em GIF e um testemunho dos desafios que construir um Diário Gráfico apresenta. Em “La Mer - Rondeau des ronds d’eau”, os “movimomentos" de paz sucedem-se aos “movimomentos" de tempestade. Tal como a forma musical evocada, os temas voltam a aparecer, mas podem trazer alguma variante.
Desenhar, manchar e apagar “n" vezes (foram tiradas 178 fotos para o GIF) permitiu-me sujar as mãos com carvão, e explorar esta matéria com a qual não me sentia minimamente à vontade. Tinha que criar uma trama surpreendente. Aconteceu quando, depois de ter “provado” com os olhos o modelo que já me arrependia de ter escolhido porque de repente se tornava mais complexo do que belo, acabei por soltar as minhas sensações, decidindo fugir, de vez, ao expectável. Quando chegou a altura de criar o GIF, ou seja, de colocar as fotos tiradas ao longo do processo de transformação do desenho umas a seguir as outras, deparei-me com o fim abrupto deixado pela última imagem. Procurando suavizar esse final, optei por repetir a última sequência, como o fariam as ondas numa praia. Procurei músicas de Ligeti que imaginava para o GIF mas afinal foram sons de um CD - que vinham com um exemplar da revista Terre Sauvage, que tinha há muitos anos - que acompanhariam melhor o cenário. Num programa de montagem de vídeo e áudio, juntei os sons escolhidos para criar uma animação sonora usando ferramentas simples com “fade in”, “fade out”, misturas, camadas. Não tenho muita experiência no domínio da montagem áudio, nem do desenho, mas procurar soluções que juntassem alguns tipos de sons à animação estimulou de forma incrivelmente inesperada a minha imaginação. A criação do GIF, com banda sonora, permitiu constatar mais uma vez que é preciso tempo e transpiração para chegar a algum resultado, e que o gosto ajuda ao longo do percurso. Também, como em muitas outras situações de aprendizagem observadas, a orientação por uma pessoa benevolente e competente e o feedback dos outros determinam a direção do caminho e o sentido que demos ao caminho feito. Os desenhos foram realizados numa aula do professor Mário Linhares, na Nextart, e a montagem do GIF em casa, no final do mês de janeiro de 2020." (Régine Campagnac)
2 Comentários
Laurentina Camilo
3/23/2020 00:34:11
Muito grata por esta partilha neste momento em que todos somos chamados a nos conhecer e a reinventar todos os dias. Também a minha criatividade tem dado sinais de querer sair de um estado de latente...É possível saber mais informações sobre esse curso de "diário gráfico"?
Responder
Catarina Coelho
3/23/2020 09:41:16
Bom dia, Laurentina.
Responder
Deixe uma resposta. |
Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
|